00:58

Os boatos eram verdadeiros

posted under , , , , by Bruno Veiga |
Os fãs de tecnologia já podem preparar o bolso para a sua próxima aquisição. Nesta terça-feira (09), Steve Jobs, director-executivo da Apple, anunciou o lançamento do iPhone, um aparelho que integra as funções de telefone móvel e o player digital iPod, da mesma empresa. A novidade permite que o utilizador faça downloads, execute e partilhe músicas digitais, além de ter uma câmera digital com dois megapixels.O produto com capacidade de 4 GB custará 499 dólares, enquanto o de 8 GB sairá por mais 100 notas americanas nos Estados Unidos. A novidade será lançada no mercado norte-americano em Junho deste ano, na Europa no último trimestre de 2007 e, na Ásia, em 2008. A bateria do iPhone permitirá cinco horas para conversação e 16 horas para reprodução de músicas.

O anúncio foi feito durante o discurso de Jobs no evento MacWorld Conference & Expo, realizado todos os anos em São Francisco. O Executivo classificou a novidade como revolucionária, dizendo que o iPhone é muito mais fácil de usar que os smartphones já disponíveis no mercado. “Vamos reinventar o telefone”, disse o executivo, sem qualquer modéstia.
A novidade com tela sensível ao toque utiliza uma tecnologia chamada Multitouch, que deve facilitar a digitação. “Vamos usar o melhor ‘aparelho’ para selecionar itens. Nascemos com dez deles, os nossos dedos”, afirmou Jobs. Segundo o director-executivo, o ecrã ignora toques acidentais e “entende” ordens dadas simultaneamente por diversos dedos.

O telefone funciona no sistema operacional Mac OS X. “Porquê um programa tão sofisticado num aparelho móvel? Porque ele tem tudo o que precisamos, é multitarefas”, explicou. Além disso, para as ligações telefónicas, é utilizada a tecnologia GMS e EDGE (evolução do GSM que permite melhor transmissão de dados). Segundo Jobs, este é o padrão internacional mais popular.

A Cisco Systems divulgou nesta terça-feira que espera um chegar a um acordo com a Apple em relação ao nome da novidade. Em dezembro passado, a empresa Linksys, uma das divisões da Cisco, anunciou o lançamento do telefone iPhone, que faz chamadas através da internet. Segundo Penny Bruce, porta-voz da empresa, as duas companhias discutiram o assunto e a Cisco acredita que a Apple irá se pronunciar sobre o acordo que envolve a marca ainda nesta semana.

Para Robbie Bach, chefe da divisão de entretenimento da Microsoft, a Apple enfrentará alguns obstáculos sérios com a criação de um telemóvel baseado no iPod. Isso porque projectar um telefone portátil acarreta em diversas decisões, como duração de bateria, tamanho do ecrã e organização de recepção. “É preciso determinar em que o aparelho será melhor — um óptimo telefone ou um óptimo player digital? Se for um óptimo player, será só mais um iPod a tentar se passar por telefone”, disse.

Vejam o vídeo:

Apple TV
Também nesta terça, Jobs anunciou o lançamento do Apple TV, um sistema de mídia que leva dados digitais ao aparelho de TV. O produto tem disco rígido de 40 GB que podem ser utilizados para armazenar fotos, músicas e filmes. A capacidade do aparelho, anunciado em 2006 como “iTV”, é suficiente para o armazenamento de 50 horas de vídeo. Ele estará disponível a partir de Fevereiro deste ano, e a Apple aceitará encomendas a partir de hoje.

Além do disco rígido, explica o site “MacWorld”, a novidade funciona como ponte entre aparelhos de mídia digital (como o iPod e computadores) e a televisão. A ligação da novidade que custará 299 dólares nos EUA pode ser feita via portas USB e Wi-Fi.

Apple Inc.
Jobs aproveitou a ocasião para anunciar a mudança do nome da empresa de Apple Computer para Apple Inc. “Mac, iPod, Apple TV e iPhone. Desses, somente um é um computador. Por isso, estamos a mudar o nosso nome”, disse Jobs. “O iPod mudou tudo em 2001, e nós vamos fazer tudo de novo com iPhone em 2007.”

Fonte: Tugatronica

0 Comentários

Make A Comment
top